Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial BLOG Zope/Plone cresce na Administração Pública

Zope/Plone cresce na Administração Pública

por Jakson Wilian da Silva última modificação 20/08/2009 15:34

A palestra técnica de Zope/Plone, ministrada nessa última segunda-feira, 17, pela Comunidade PloneGov-BR marca um momento de expansão do número de usuários da ferramenta.

A abertura da palestra contou com a presença de Maurício Marques, diretor de Tecnologia da Informação da Presidência da República; Deivi Kuhn, secretário-geral do CISL e de Jean Ferri, do Interlegis.


“O simples fato de existir uma comunidade usando a ferramenta demonstra o amadurecimento não só da tecnologia, mas também dos usuários”, defendeu Marques. Para o diretor de TI, o Zope/Plone, é motivo de orgulho por dois motivos, primeiro porque a ferramenta é aberta, segundo porque viabilizou a construção de importantes sítios temáticos da Presidência, como o centenários do nascimento de Niemeyer, o início da imigração japonesa e 140 anos da história em quadrinhos no país. “Todos os novos portais da Presidência da República são desenvolvidos com Zope/Plone”, afirmou.

Para o secretário-geral do CISL, Deivi Kuhn, o consenso quanto ao uso do software livre já foi atingido. Agora, o desfaio é a mudança de mentalidade dos usuários, uma nova maneira de ver a tecnologia que leva, naturalmente, à adoção de programas abertos. “O objetivo é que a implantação do SL seja um ponto prioritário na discussão de políticas públicas”, analisou o secretário.

Consegi 2009 Jean Ferris ressaltou que no dia 26 de agosto, durante o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi, a Comunidade PloneGov-BR dará um importante passo rumo à oficialização. No primeiro dia do evento, os membros da comunidade apresentarão um protocolo de intenções e colaboração, vencendo assim a primeira etapa do processo de criação de uma comunidade oficial. “O Brasil será o terceiro país do mundo a ter uma comunidade oficial de Zope/Plone, as outras duas são da Alemanha e Itália”, comemorou Ferris.


Fonte: TINews

Ações do documento
Julho 2020 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
 
  • Plone.org
  • Jakson Wilian da Silva
  • The Ubuntu Counter Project - user number # 27073
  • Firefox